sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Utilização do Microondas... a rever !!


Mais um vez se especula, semeando o pânico ao invés de se procurar esclarecimentos e informações de utilidade, para a prevenção de alguns incidentes.

Penso que devemos ter cuidado ao manusear um micro-ondas, tal como qualquer outro electrodoméstico. Num Forno normal de utilidade domestica, poderemos ter um sério problema se, por exemplo, ao retirarmos um pirex quente do mesmo, o colocarmos em cima de um elemento frio, como uma bancada em pedra ou algo do género. O pirex poderá ao contacto imediato, estilhaçar-se por completo, e causar eventuais ferimentos a quem estiver por perto.

Sobre o micro-ondas, começa-se por pensar que altera a composição  e as qualidades da comida. Não será propriamente uma alteração, mas sim uma inviabilidade, senão vejamos: Não é possível conseguir uma comida tostada num forno micro-ondas simples, dado que para tal opção culinária, necessitaria de um contacto com ar quente.  Logo nunca se obterá um delicioso frango tostadinho, nem sequer aquelas comidinhas mais apuradinhas (que por vezes nos fazem tanto mal mas que sabem tão bem)  mas, para isso temos os fornos tradicionais.

Quanto ás radiações que do mesmo podem ser emanadas, as mesmas limitam-se a provocar a oscilação das moléculas de água, gordura e outras substâncias polares, uma vez que pela estrutura da sua composição existe um invólucro metálico condutor, com a propriedade de bloquear campos eléctricos estáticos.

As radiações electromagnéticas não são estáticas, mas são também impedidas de sair pela sua "componente de fabrico" - espessura de composição e outros materiais de "defesa".

Existem, no entanto, alguns riscos reais na utilização de um micro-ondas, reflexos da sua maior qualidade: a rapidez de aquecimento.

Não se devem colocar objectos metálicos dentro de um forno micro-ondas.

"Se um líquido for deixado demasiado tempo num forno micro-ondas, provavelmente evaporará. Mas, nas circunstâncias certas, pode sobre-aquecer. É aqui que reside o tão falado "perigo" sobre o - simples copo de água - .

O líquido aquece até uma temperatura ligeiramente acima da sua temperatura de evaporação, mas não evapora de imediato.

No entanto, qualquer perturbação irá desencadear essa evaporação latente, o que pode ocorrer de um modo brusco e explosivo.

O movimento de uma mão a pegar no recipiente pode ser suficiente para que a água sobre-aquecida ferva repentinamente.

O que acontece então é que a água se obstrui, fica estancada e, ao contacto com o ar e salta com força gerada pela energia contida.

Para prevenção de alguma perigosidade, basta que se deixe arrefecer ligeiramente os líquidos depois de desligar o forno micro-ondas e só depois os retirar."

O progresso e as coisas que nos facilitam a vida, têm prós e contras mas, o facto é que se vão tornando indispensáveis no nosso dia a dia. Assim sendo, o que teremos de fazer é mantermo-nos informados sobre e como devemos utilizar com segurança o que, a cada dia nos é oferecido em matéria de novas tecnologias.


Espero que, este "resumido" esclarecimento, possa ter alguma utilidade prática, pelo menos a minha   intenção foi essa.

®M.Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário